As zonas de lazer surgem um pouco por todo o concelho de Angra, algumas sob gestão do Governo Regional, mas na sua maioria ao cuidado das Juntas de Freguesia. Durante todo o ano, quando as condições de tempo o permitem, encontramos sempre alguém a fazer um piquenique, a relaxar ou a divertirem-se com os filhos num desses locais, o que garantidamente contribui para o seu bem-estar e, de uma forma em geral, para a qualidade de vida da população.
A floresta, onde a flora autóctone se mistura com espécies exóticas, tem um papel de grande importância na promoção desse tipo de recreio ao ar livre, sendo muitas vezes o ponto de partida. Descoberto o melhor local e adaptado a essa finalidade, vão surgindo novos espaços, sempre sujeitos a cuidados de manutenção e vigilância para conforto e segurança da população local e visitantes, que mantém no geral uma postura consciente e disciplinada.
De acordo com as características de cada uma, as zonas de lazer apresentam diferentes valências. Podemos encontrar circuitos de manutenção física, trilhos para caminhadas, equipamentos de recreio infantil, miradouros, cercas com animais exóticos ou património histórico-cultural edificado muito mais. Mas em nenhuma faltam as grelhas para um bom churrasco, com as respetivas mesas e bancos para o piquenique.
As zonas de lazer são efetivamente os locais mais pitorescos do concelho.