O Monte Brasil é um vulcão constituído por quatro elevações, Pico do Zimbreiro, do Facho, da Quebrada e das Cruzinhas, que definem uma pequena caldeira. Se por um lado, pela sua excelência, este é o verdadeiro parque urbano da cidade de Angra do Heroísmo, também sentimos aqui que a natureza que nos rodeia nos abre horizontes. Sendo península detém uma localização privilegiada. Por onde quer que andemos chegamos sempre a um miradouro onde se desfruta paisagens repletas de mar e de ilha. Não há melhor lugar para admirar o litoral sul da Terceira, ou as baías de Angra que fizeram navegar a Europa até terras do oriente.
Foi chão de cultivo e mais tarde reduto militar, como o denota o vasto património arquitetónico que possui. Mas muitos daqueles que o visitam fazem-no pela vertente mais natural e recreativa que tem para oferecer. Embora só uma parte esteja classificada como Reserva Florestal de Recreio do Monte Brasil, criada pelo Decreto Legislativo Regional nº16/89/A, de 30 de agosto, todo ele é percorrido por uma extensa rede de caminhos e percursos, procurados por quem pretende caminhadas tranquilas ou a prática do exercício físico. Para os mais sedentários não faltam locais de contemplação, recantos de deleite e inúmeros motivos de distração e comunhão com a natureza e com a história da cidade.
À vegetação natural subsistente, de Loureiros (Laurus azorica), Urzes (Erica azorica) e Faia-da-terra (Morella faya), foram sendo acrescentadas espécies exóticas, arbóreas e arbustivas, aumentando a biodiversidade. O visitante pode apreciar alguns animais em cercas, principalmente aves exóticas que fazem as delícias dos mais novos. Em liberdade andam gamos, algumas galinhas incomuns com as suas crias e gatos abandonados que aqui encontram quem deles cuide. Também se observa o morcego endémico dos Açores (Nyctalus azoreum), milhafres (Buteo búteo rothschildi), Pombo-da-rocha (Columba livia) e vários passeriformes. Para além das gaivotas (Larus michahellis atlantis) há também aves marinhas migratórias que aqui nidificam, como o cagarro (Calonectris borealis) e o Garajau-comum (Sterna hirundo).
É possível a confeção de grelhados nas várias churrasqueiras dispersas por diversos locais, acompanhadas das respetivas mesas e bancos, embora os piqueniques aconteçam um pouco por todo o lado. Existem instalações sanitárias e um edifício coberto que permite a organização de convívios para grupos maiores. Para as crianças foram instalados equipamentos de recreio infantil e um campo para jogos. Possui Instalações Sanitárias.
Seja para fins de recreio e lazer, ou outros, o Monte Brasil é sem dúvida o parque mais visitado da ilha Terceira.
Paulo Barcelos – CMAH