Gruta do Natal

A Gruta do Natal localiza-se no interior da ilha Terceira, dentro da área protegida da Serra de Santa Bárbara e Mistérios Negros. É atualmente uma das duas grutas visitáveis turisticamente na ilha Terceira.

No seu interior podem ser observadas estruturas geológicas diversas: escorrências de diferentes tipos de lava, estafilites e pequenos balcões laterais. Apresenta-se como um espaço didático a que cada vez mais pessoas recorrem para tomarem um primeiro contacto com algo de diferente e compreenderem as manifestações vulcânicas que se encontraram na génese destas ilhas.

Esta cavidade vulcânica terá tido a sua origem nas lavas de erupções fissurícolas ocorridas nas suas imediações, em data incerta. Este tubo de lava, com 697 m de comprimento total, apresenta um trânsito fácil no seu interior, um chão com poucos desníveis e tetos altos.

A organização não governamental de ambiente “Associação Os Montanheiros”, responsável pela gestão da gruta, organizou a 25 de dezembro de 1969 a primeira Missa de Natal no seu interior, assumindo a gruta a atual designação de Gruta do Natal. Mais tarde com a construção de um Centro de Visitantes integrado na paisagem envolvente, iniciou-se a exploração turística da gruta. No interior do edifício é possível apreciar uma exposição fotográfica, da atividade histórico-social ocorrida nesta gruta, nomeadamente dos batizados, missas e casamento realizados no seu interior.
Paulo Barcelos – CMAH

2021 © Câmara Municipal de Angra do Heroísmo

Última actualização em 2021-07-02