Cronologia


domingo, 28 de dezembro de 1930
Foi recolhida terra em dois cofres de madeira junto da Pedra de Dighton.
Uma destas caixas foi entregue à Câmara Municipal de Angra do Heroísmo em sessão solene de 29 de agosto de 1932.
«Aos 28 dias do mês de dezembro do ano de 1930, no Estado de Massachusetts, Estados Unidos da América, na presença do Senhor Cônsul de Portugal em New Bedford, das testemunhas abaixo assinadas e duma assistência superior a cem pessoas, recolhi terra em dois cofres de madeira, tirada da margem do rio Taunton, junto da Pedra de Dighton, que tem a inscrição “MIGUEL CORTEREAL – V. DEI HIC DUX IND – 1511, cerimónia em que todos os presentes comparticiparam.
Estes dois cofres, fechados a chave e cobertos com as bandeiras nacionais portuguesa e americana, foram transportados para a sede do Club Republicano Português, em New Bedford, onde, em sessão solene, foram selados com lacre vermelho, com o selo das armas da República Portuguesa, pelo Senhor Cônsul de Portugal em New Bedford, que presidiu a sessão.
E, para fazer constar os atos a cima, por forma autêntica, se lavrou este auto em duplicado, na sede do dito Club Republicano Português, que vai ser por mim assinado, pelo Senhor Cônsul de Portugal em New Bedford, pelas outras testemunhas e pelo Presidente do Club Republicano Português, e selado com selo branco do mesmo Club.

Cônsul de Portugal em New Bedford
Deputado ao Congresso de Massachusetts
Representante de «Diário de Notícias»
Representante de «O Independente»
Representante de «O Popular»
Presidente do «Club Republicano Português» »

In Auto de recolha da terra, Clube Republicano Português, 25 de dezembro 1930.

2021 © Câmara Municipal de Angra do Heroísmo

Última actualização 2025-06-07->