Cronologia


sábado, 25 de junho de 1960
Realizaram-se os Jogos Florais de Verão da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, inseridos nas Festas da Cidade.
Estes jogos compreendiam diversas atividades tais como touradas de gala, jogos de futebol, recitais musicais, exposições de doçaria regional e de flores. Eram também realizados concursos de poesia, literatura e algumas gincanas que tinham grande adesão por parte do público. O júri, constituído por vários elementos, premiava os melhores trabalhos entregues em pseudónimo e a rainha, escolhida pelo Presidente da Câmara, tinha a função de assistir a essas atividades e ser a porta voz do júri, entregando os prémios aos vencedores.
Além dos diplomas eram atribuídos aos vencedores a Rosa de Ouro e Rosa de Prata (secção juvenil), Palma de Ouro e Palma de Prata, Orquídea de Ouro e Orquídea de Prata, Camélia de Ouro e Camélia de Prata, Lírio de Ouro e Lírio de Prata e Caravela, sendo as flores uma constante.
O ponto mais alto dos jogos florais era o cortejo real onde a rainha, as suas damas e pajens acompanhados por flores, pompa, alegria e mocidade faziam as delícias de todas as pessoas que acorriam às ruas. O desfile terminava junto aos Paços do Concelho e no seu interior era montado um trono para a rainha e seu séquito.
Neste ano foi rainha das festas Maria Angra Reis Leite.

In Angra em Festa, Coordenação Teresa Valadão, pp. 43 e 59, Edição Sanjoaninas 99, Angra do Heroísmo, 1999.

2021 © Câmara Municipal de Angra do Heroísmo

Última actualização 2025-06-07->