Cronologia


sábado, 24 de outubro de 1711
Morre o genealogista Terceirense Pe. Manuel Luís Maldonado, capelão militar.
O Pe. Manuel Luís Maldonado, capelão militar do castelo de São João Baptista, nasceu na freguesia do Cabo da Praia, da ilha Terceira, em 1645. Era considerado o «Gaspar Frutuoso» terceirense, pelos muitos conhecimentos do passado. Faleceu no dia 24 de outubro de 1711, dizendo um seu biógrafo: «Sendo Maldonado tão cuidadoso a respeito dos outros, tão modesto que era para si coisa alguma quis escrever, não se sabendo bem ao certo a sua verdadeira ascendência».
Disse Ferreira Drumond nos «Anais da ilha Terceira» que, os seus escritos genealógicos foram, em todos os tempos, havidos por muito exatos, de forma que em diferentes questões sobres sucessão de morgados, foram sempre decididos a favor dos litigantes, que juntaram certidões extraídas do seu manuscrito genealógico, pois, apesar de desempenhar vários cargos que lhe tomavam tempo, ainda se ocupava na investigação paciente, colecionando grande copia de documentos históricos da ilha Terceira que coordenou em apreciáveis obras que deixou manuscritas - «Fenix Angrense», “História das Ilhas dos Açores», «Genealogias» e «Reclusão de Afonso VI no castelo de Angra». Foi sepultado na ermida da Boa Nova, conforme se vê do livro do óbitos.
O Pe. Maldonado descendia das famílias Antonas e Maldonados, que contavam na sua descendência Manuel Ferreira, o Rabo Seco, que foi professor da Vila da Praia e herdou os bens e papéis do padre, de que existem cópias na Torre do Tombo.

In Gervásio Lima, Breviário Açoreano, p. 322, Angra do Heroísmo, Tip. Editora Andrade, 1935.

2021 © Câmara Municipal de Angra do Heroísmo

Última actualização 2025-06-06->