Cronologia


domingo, 18 de junho de 1684
Morreu o capitão João d`Ávila, terceirense, que jaz sepultado na igreija do convento de Santo António dos Capuchos. Filho de legítimo de Jerónimo Dias e de Ana Salta.
Neto paterno de Cristóvão da Cruz de Ávila, natural de Valladolid.
Capitão do exército e cavaleiro da Ordem de Cristo, feitor da alfândega de Angra. Fidalgo por alvará de 15 de junho de 1665.
Nasce em Angra em 1596 e morre nesta mesma cidade a 18 de junho de 1684.
Nomeado Alferes da Companhia de Ordenanças de Diogo do Canto e Castro, em 1618, contando 21 anos de idade.
Em Angra exerceu, por duas vezes, o cargo de vereador, o de juiz ordinário Mamposteiro-mór dos Cativos, Escrivão e Conselheiro da Santa Casa da Misericórdia de Angra.
Em 1641, era o vereador mais velho da Câmara de Angra e colocou-se ao serviço da causa nacional a favor da expulsão dos castelhanos. Tudo isto valeu-lhe a nomeação de capitão de ordenanças e recebeu a mercê de Cavaleiro da Ordem de São Bento de Avis e, depois, da Ordem de Cristo.
Foi padroeiro do convento de Santo António dos Capuchos, cuja primeira pedra da igreja foi lançada a 9 de março de 1643. Foi sepultado, em jazigo próprio, na capela-mor deste mesmo convento.
Para que a memória da sua nobreza e sua geração se perpetuasse, instituiu um morgadio para que os seus descendentes e futuros padroeiros do Convento se sustentassem honradamente.
Em 1665, instituiu as Ermidas de São João de Deus e a de Santo Isidro.

In Portal da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo. Consultado em 16.6.2015

2021 © Câmara Municipal de Angra do Heroísmo

Última actualização 2025-06-06->