Cronologia


5 de novembro de 1534
Paulo III, Papa, cria a Sé de São Salvador, na cidade de Angra na Ilha Terceira.
O Papa Paulo III, no primeiro ano de seu pontificado, publicou a bula criando o bispado nos Açores com sede na Igreja de São Salvador na cidade de Angra, como refere Francisco Ferreira Drumond nos seus «Anais da Ilha Terceira»:
«Criou o papa Paulo III, no primeiro ano do seu pontificado, o bispado de Angra, desmembrando-o do arcebispado da Ilha da Madeira; conformando-se com as letras de seu antecessor Clemente VII, que a pedido de el-rei D. Manuel resolvera desanexa-lo do referido arcebispado, declarando fossem todas as ilhas dos Açores sujeitas à de São Miguel, onde supunha estar a cidade de Angra e a igreja de Salvador, na qual mandava se fizesse a Sé, o que bem se evidencia da bula da sua criação. Porém, este manifesto equívoco de se mandar fazer a sé na Ilha de São Miguel, facilmente se desvaneceu com a carta por onde el-rei, a 11 de novembro de 1535, mandou criar o dito bispado na pessoa de D. Agostinho, assinando-lhe quinhentos cruzados, em cada um ano, para sua manutenção, nomeadamente as mais dignidades do cabido “na parte que se chama Angra”», como bem se manifesta na carta apresentada nos ditos “Anais” sob as letras W e X.
Neste mesmo ano foi concedido o título de cidade à vila de Angra, em 21 de agosto, facto que contribuiu para a maior lustre da Ilha Terceira, que ficou tendo a primeira cidade dos Açores e a sede do bispado, que sempre conservou.

In Gervásio Lima, Breviário Açoreano, p. 334, Angra do Heroísmo, Tip. Editora Andrade, 1935

2021 © Câmara Municipal de Angra do Heroísmo

Última actualização 2025-06-05->