Faleceu José Maria de Bettencourt Vasconcelos, Terceirense, que foi soldado da Liberdade.
José Maria de Bettencourt Vasconcelos e Lemos, nome que representa uma família de esforçados e valentes defensores da pátria, é o filho de Antão de Bettencourt Vasconcelos de Lemos, e neto do valoroso capitão João de Bettencourt que tanto se distinguiu em arriscadas empresas, na ilha Terceira, sua pátria, em prol da Liberdade e da Independência nacional, várias vezes ameaçadas.
José Maria fez parte do brioso corpo de Infantaria n.º 23, do Porto, que tinha inscrito, no pano da sua bandeira, esta legenda célebre e famosa:
«Vencerei, não só estes adversários»
Mas quantos a meu rei forem contrários!»
Tomou parte nas campanhas de 1826 a 1828, emigrando depois da revolução de 18 de maio, sendo então tenente. Esteve no depósito dos emigrados em Plymouth e assistiu, em França, aos atos gloriosos que derrubaram a tirania de Carlos X do trono francês. Vindo para a Terceira, em 1832, prestou serviço no exército liberal dos Açores. Tomou parte na revolta de 1846, no Porto, pelo que sofreu perseguições. Perfilhava as ideias políticas de Passos Manuel. Reformou-se finalmente, em tenente-coronel, por não consentirem, seus brios militares, que servisse subalternos. Pelos seus relevantes serviços prestados à nação, foi condecorado com hábito de São Bento de Aviz, a medalha n.º 9 das campanhas da Liberdade e as medalhas de comportamento exemplar.
In Gervásio Lima, Breviário Açoreano, p. 329, Angra do Heroísmo, Tip. Editora Andrade, 1935.