Cronologia


sábado, 25 de abril de 1807
Nasceu Teotónio de Ornelas Bruges, 1.º Conde da Praia da Vitória, na ilha Terceira.
Teotónio de Ornelas Ávila Paim da Câmara Noronha Ponce de Leão, nasceu em Angra. Apóstolo da Liberdade, foi a alma, o esteio, do movimento liberal, considerado, por isso, como o «João Pinto Ribeiro açoriano».
Na sua casa de Santa Luzia, o palácio, solar dos seus antepassados, tiveram lugar as reuniões preparatórias do movimento revolucionário de 1828, bem como, durante a Regência, se celebraram faustosos e imponentes serões de arte.
Um biógrafo contemporâneo do ilustre fidalgo, assim falou dele: «Foi um vulto sobre que se ergueu a causa da Liberdade, quando no reino ela caía de todo. Honremos, pois, com incessante lembrança, a decisão que ele tomou em momento de tanta gravidade, de tanto perigo e incerteza. Quando, por assim dizer, a causa liberal naufragava no continente português, ele, moço, cheio de vida, riquíssimo dos bens de fortuna, tudo deu, tudo colocou no altar sagrado da Pátria, o qual se ergueu neste santo rochedo denominado Ilha Terceira, para salvar a Liberdade. Sem Teotónio de Ornelas, sem a sua fortuna, quem sabe o caminho que os acontecimentos políticos tomariam?»
Ele foi o 1.º visconde de Bruges, 1.º conde da Praia da Vitória, grande do reino, do conselho de S.M., fidalgo cavaleiro da Casa Real, par do reino, comendador da ordem militar de Cristo, condecorado com a medalha «D. Pedro e D. Maria», n.º 9, da restauração da Liberdade, coronel de milícias, etc.

In Gervásio Lima, Breviário Açoreano, p. 140, Angra do Heroísmo, Tip. Editora Andrade, 1935.

2021 © Câmara Municipal de Angra do Heroísmo

Última actualização 2025-06-06->