Cronologia


sexta-feira, 19 de setembro de 1862
Nasceu o Dr. Alfredo Sampaio, médico e escritor, autor da «Memória Sobre a Ilha Terceira».
O Dr. Alfredo da Silva Sampaio nasceu na cidade de Angra do Heroísmo no dia 19 de setembro de 1862, filho do Dr. José Augusto Nogueira Sampaio, um sábio médico e professor, e irmão de José Sampaio, um literato muito fino, autor do «Dicionário de tecnologia aduaneira» que se não completou, e de vários trabalhos dispersos por jornais.
O Dr. Alfredo era, pela sua carinhosa dedicação, considerado um santo, pelo povo que o amava e estremecia, e pelo qual trabalhou e morreu, contagiado por doença contraída no tratamento da epidemia gripal. Publicou uma grande obra, a mais completa e bem organizada que se há escrito no seu género - «Memória Sobre a Ilha Terceira» - um volume de mais de 800 páginas, em grande formato, impressa na tipografia Municipal de Angra, em 1904, e onde se encontra a geologia da ilha, sua posição geográfica, sua origem, etc.; a flora, trabalho que deve a seu pai, a cuja memória consagra o livro; a fauna, a topografia, a história política, desde a descoberta até à data da publicação, etc.
Além desta obra monumental escreveu, para o teatro, a revista de usos e costumes da terra, a que chamou «Processo da Moda», a qual foi representada dezenas de vezes, no Teatro Angrense, com gerais aplausos, musicada pelo maestro João Lopes, ao tempo regente da Banda Regimental, e o «Cosmorama», no mesmo género e não menos arte.
Era formado em medicina pela Universidade de Coimbra e foi guarda-mor de saúde de Angra.

In Gervásio Lima, Breviário Açoreano, p. 287, Angra do Heroísmo, Tip. Editora Andrade, 1935.

2021 © Câmara Municipal de Angra do Heroísmo

Última actualização 2025-06-06->