Nasceu Jácome de Bruges, 2.º Visconde de Bruges e 2.º Conde da Praia da Vitória, em Angra.
Jácome de Bruges Ornelas Ávila Paim da Câmara Homem da Costa Noronha Ponce de Leão Borges de Sousa e Saavedra, 2.º Visconde de Bruges (1864). 2.º Conde da Praia da Vitória (1870), Fidalgo Cavaleiro da Casa Real, adido à Legação de S. M. F. em Bruxelas, comendador de Cristo e da Conceição, Grã Cruz da Imperial Ordem de Francisco José de Áustria, Oficial da Academia de França, formado em Direito pela Universidade de Coimbra, deputado, governador civil de Angra e de Ponta Delgada, fundador dos asilos de mendicidade da Vila da Praia da Vitória e de Ponta Delgada, iniciador da 1.ª exposição de agricultura, artes e indústrias dos Açores (1863) nasceu no palácio de Santa Luzia de Angra a 14 de dezembro de 1833, filho do grande caudilho da Liberdade, o morgado Teotónio de Ornelas e de sua esposa D. Elvira Monteiro Esmeralda, irmã da baronesa de Palença, embaixatriz que foi da Rússia em Lisboa. Casou Jácome de Bruges com D. Maria Inácia Pacheco de Melo Menezes Forjaz de Lacerda, filha do morgado João Pereira Forjaz Sarmento de Lacerda e de D. Maria José Pacheco de Melo, da casa dos Pachecos e Melos e Sá Menezes.
Como herdeiro das gloriosas tradições de sua família, soube mantê-las com honra, inteligência e bondade, como cumpria a um fidalgo da sua estirpe.
Faleceu na ilha da Madeira, em 20 de janeiro de 1889, sendo os seus restos mortais trazidos para a ilha Terceira onde repousa em jazigo próprio de família, no cemitério de Nossa Senhora do Livramento.
In Gervásio Lima, Breviário Açoreano, p. 373, Angra do Heroísmo, Tip. Editora Andrade, 1935.