Cronologia


terça-feira, 11 de dezembro de 1827
Nasceu o Dr. José Augusto Nogueira Sampaio, 1º Diretor do Posto Meteorológico de Angra
O Dr. Sampaio, nascido na cidade de Angra, foi discípulo do grande educador padre Jerónimo Emiliano de Andrade, com quem aprendeu primeiras letras, indo, com 15 anos apenas, matricular-se na Universidade de Coimbra. Em 1847 seguiu para a Bélgica a completar seus estudos na Universidade de Louvain, onde foi discípulo dos sábios Van Beneden, Th. Schwann, Hubert e Van Kompen.
Em 1850 doutorava-se, com o título de maior distinção, aprovado por aclamação («Stante pede») de que se passou especial diploma, além da carta médica. Com 24 anos de idade regressava à sua pátria a exercer clínica, e aí foi professor do liceu e mais tarde reitor. Fundou e dirigiu superiormente o Posto Meteorológico de Angra do Heroísmo, o primeiro que nos Açores se viu; escreveu e publicou alguns trabalhos científicos e de polémicas que manteve com o notável orador sagrado cónego António Maria Ferreira e foi o principal organizador da grande obre «Memória da Ilha Terceira» que seu filho, o Dr. Alfredo Sampaio, publicou completando, após a morte do pai. Foi sócio da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa, de Geografia, Farmacêutica Lusitana, Société Indo-Chinoise de Paris, dos Arquitetos e Arqueólogos, cavaleiro da ordem militar de Nossa Senhora da Conceição e da ordem de Cristo.
Nos seus livros publicados contam: «A Vida»; Exame crítico da refutação que o Sr. Cónego António Maria Ferreira fez ao discurso «Vida»; «Dissertação sobre o aborto médio».

In Gervásio Lima, Breviário Açoreano, p. 370, Angra do Heroísmo, Tip. Editora Andrade, 1935.

2021 © Câmara Municipal de Angra do Heroísmo

Última actualização 2025-06-06->