Nasceu, no Porto, o Eng.º Auretónio Rodrigues do Vale, que foi Inspector dos Correios Telégrafos e Telefones em Angra do Heroísmo e, durante muitos anos, o responsável máximo pela Estação Radiotelegráfica das Faleiras.
Na ilha Terceira a primeira estação radiotelegráfica foi construída em 1919 no lugar das Faleiras, Vila de São Sebastião. Destinada a transmitir e receber telegramas pela via radiotelegráfica, operava com o indicativo PQT (Terceira Rádio) na frequência dos 300 kHz (comprimento de onda dos 1000 m), utilizando um emissor com 5 kW de potência. Embora com uma potência irradiada menor, a estação também podia operar na faixa dos 700 m (430 kHz).
O sistema de emissão era o de faísca rotativa por conversor comandado por reóstato automático e chave magnética. Na receção utilizava um recetor do tipo 16 (Marconi’s Wireless Telegraph Co Ltd Type 16 Balanced Crystal Receiver), ao qual fora adicionado um amplificador de 7 válvulas do tipo Fleming de três elétrodos, podendo ainda utilizar um reforçador de sons. A irradiação, ao pé da antena, era de 17 amperes na banda dos 700 m e de 25-30 amperes no comprimento de onda dos 1000 m. Bem dotada de pessoal e material, funcionou até à década de 1930.
A estação, para além de suportar as telecomunicações da ilha, prestou um importante serviço à navegação na região oceânica em torno dos Açores, tendo conseguido estabelecer contacto com Durban, na África do Sul, a mais de 5000 milhas náuticas (9200 km) de distância. Era especialmente utilizada pela navegação portuguesa, com a qual registava comunicações ao longo da costa africana até dobrar o Cabo da Boa Esperança e até às costas do Brasil. Durante a famosa travessia do Atlântico Sul protagonizada em 1922 por Gago Coutinho e Sacadura Cabral, prestou serviços de comunicações a longa distância não excedidos por qualquer outra estação costeira, mantendo contactos frequentes com a ilha de Fernando de Noronha e ainda com a estação de Natal (Rio Grande do Norte), na costa norte do Brasil. O Eng.º Vale, cujo filho homónimo foi durante muitos anos diretor dos Serviços de Viação angrenses, nasceu na freguesia do Bonfim, cidade do Porto, aos 10 de Agosto de 1885 e faleceu em São Pedro, Angra do Heroísmo, aos 2 de Novembro de 1957, com 72 anos de idade.
Fonte: Auretónio R. do Valle, “A Radiotelegrafia nos Açores”, in TSF em Portugal, n.º 17, de 1 de Março de 1925.