Cronologia


quinta-feira,4 de setembro de 1828
Estando já substituído o governo revolucionário de 22 de Junho por uma junta provisória composta por Dr. Ferraz, o Juiz de Fora Farinho, Capitão José Quintino Dias, Teotónio de Ornelas e o secretário Dr. Nogueira, chegaram os primeiros socorros à cidade de Angra, enviados pelo Marquez de Palmela cumprindo ordens de D. Pedro IV.
No dia 4 de Setembro fundeava na baía de Angra a fragata brasileira «Izabel», conduzindo a seu bordo o General Deocleciano Leão Cabreira e outros oficiais emigrados. Os recursos enviados constavam de algum dinheiro, armas e munições de guerra.
Após conferências com os membros do governo, realizadas a bordo com os oficiais enviados por Palmela, desembarcaram estes no dia 8, sendo imediatamente entregue a presidência do governo e o comando da força ao general Cabreira, cuja proclamação se fez, tratando-se da conveniente organização de todo o pessoal de armas.
Resolveu a Junta enviar à Inglaterra o bacharel Manuel Joaquim Nogueira para, pessoalmente, tratar da aquisição de socorros indispensáveis, sendo nesta missão acompanhado por José Inácio da Silveira.
A notícia recebida de que a Madeira fora rendida aos miguelistas, originou a formação dum grupo chefiado pelo capitão João Moniz que, retirando-se para fora da cidade, organizou forças que deram batalha aos liberais e formaram patrulhas que bastante transtornaram a ação dos soldados constitucionalistas, nos encontros repetidos.

In Gervásio Lima, Breviário Açoreano, p. 272, Angra do Heroísmo, Tip. Editora Andrade, 1935.

2021 © Câmara Municipal de Angra do Heroísmo

Última actualização 2025-06-07->