Cronologia


domingo, 4 de abril de 1819
Nascia D. Maria II no Rio de Janeiro.
Tendo a cidade de Angra abraçado a causa do constitucionalismo, nela se estabeleceu em 1828 a Junta Provisória em nome da Rainha D. Maria II. É nomeada a capital do reino em março de 1830.
Em Angra organizou D. Pedro IV a expedição ao Mindelo e promulgou alguns dos mais importantes Decretos do novo regime como o que criou novas atribuições às Câmaras Municipais, o que organizou o exército, o que aboliu as sisas e outros impostos, o que extinguiu os morgados e capelas e o que proclamou a liberdade de ensino.
Em consequência do empenhamento da cidade e da sua população no conflito que abriu as portas do país a um regime liberal, constitucional e democrático, a Rainha D. Maria II, em janeiro de 1837, galardoou Angra.
A Carta Régia, que orgulhosamente a cidade de Angra do Heroísmo ostenta no salão nobre do edifício dos Paços do Concelho, que tão nobremente corresponde a um dos mais exaltantes períodos da história angrense, concede à cidade os títulos («do Heroísmo», e «sempre constante»), condecoração (Colar da Torre e Espada, a 1ª cidade portuguesa a recebê-lo) e brasão de armas (também a 1ª cidade a recebê-lo por expressa determinação do Chefe de Estado, raras vezes repetida no século XIX).

2021 © Câmara Municipal de Angra do Heroísmo

Última actualização 2025-06-07->