Cronologia


sábado, 1 de outubro de 1864
Começou a funcionar o primeiro posto meteorológico que se fundou nos Açores.
Estando já a funcionar em outubro de 1862, todavia o seu exercício regular teve começo em 1864, sob a direção do seu fundador, o sábio Dr. José Augusto Nogueira Sampaio, médico muito ilustrado e distinto.
Os Açores, pela sua posição geográfica no meio do oceano Atlântico, onde as tempestades atacam violentamente, despertaram a atenção e os cuidados do ilustre terceirense, Dr. Sampaio, grandemente auxiliado pelo diretor do «Observatório de Paris», Mr. Verrier, que a estas regiões insulares chamava o «altar dos ventos».
O Dr. Sampaio, então professor do liceu de Angra, expôs ao concelho do liceu as vantagens da criação dum posto, oferecendo-se para desempenhar, gratuitamente, o cargo de diretor, o que, sendo comunicado ao governo, prontamente anuiu; e o posto se fundou no edifício do extinto convento de São Francisco, então liceu, e depois transportado para a torre da igreja do colégio, sendo grandemente melhorado pelo tenente-coronel José Agostinho, outro terceirense que ao seu desenvolvimento consagrou enormes cuidados e atenções chegando a inventar um aparelho científico especial para observação do movimento das nuvens, a que chamou «Nefoscópio».

In Gervásio Lima, Breviário Açoreano, p. 299, Angra do Heroísmo, Tip. Editora Andrade, 1935.

2021 © Câmara Municipal de Angra do Heroísmo

Última actualização 2025-06-07->