Início Natureza Intro

Biodiversidade e habitats

Angra do Heroísmo garante uma posição no pódio dos mais ricos concelhos dos Açores, em termos de biodiversidade. Exemplo disso é o facto de possuir quase 60 % de todos os endemismos açóricos e macaronésicos de entre as plantas vasculares com existência no arquipélago. Mas essa riqueza extravasa também para outros endemismos e raridades ao nível dos briófitos, líquenes, fungos, entomofauna, aves migratórias e até algumas acidentais, que constituem o património natural do concelho.

Para tal contribui a grande diversidade de habitats e as boas condições de conservação em que os podemos encontrar, desde as arribas do litoral, passando pelas encostas de altitude, escarpas interiores, ravinas, lagoas e ribeiras, pelo subsolo, até aos planaltos alpinos e às grandes caldeiras.

Mas a biodiversidade constrói-se não só com aquilo que já existia, mas também com elementos introduzidos pelo homem, que se adaptam a habitats mais humanizados, conferindo valor estético e funcional, muitas vezes potenciando também o surgimento de populações de espécies naturais.

2021 © Câmara Municipal de Angra do Heroísmo

Última actualização em 2021-07-02