A biblioteca do Museu de Angra do Heroísmo ocupa, nos dias de hoje, o mesmo espaço criado para esse efeito desde os tempos da construção do edifício, ainda sob a égide da Ordem Franciscana, mantendo a sua função de guardiã de conhecimento e de saber durante os tempos em que aqui se albergou o Liceu de Angra e estendendo-se até à atual ocupação do Museu. Esta continuidade, e não obstante as suas dimensões relativamente modestas, confere-lhe um ar vetusto e imponente. De estética muito agradável e favorecida por abundante luz natural, oferece a quem a visita uma sensação agradável e acolhedora.
Não estando regularmente aberta ao público, o seu acesso é condicionado, podendo todo o seu acervo ser consultado mediante solicitação prévia.
A oferta bibliográfica que aqui se pode encontrar, a par da grande heterogeneidade dos livros que a compõem, enriquece-se ainda pelas suas coleções de catálogos e periódicos, bem como por fundos documentais, designadamente de Francisco de Lacerda, de Manuel Coelho Baptista de Lima ou José Coelho de Fraga, entre outros.
Museu de Angra do Heroísmo