Biblioteca dos Altares 

Em 1960 a Fundação Calouste Gulbenkian decidiu complementar o modelo em vigor das Bibliotecas Itinerantes com a instalação de Bibliotecas Fixas, transferindo assim para os parceiros interessados alguns dos encargos logísticos e com pessoal. À Fundação Calouste Gulbenkian caberia então participar com os livros, impressos e mobiliário, bem como os serviços de inspeção, e às entidades parceiras caberia responsabilizarem-se pelas instalações e pelo pagamento dos funcionários afetos a este serviço. 

Estabelecido tal protocolo com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, a 25 de agosto de 1963 é inaugurada na freguesia dos Altares a Biblioteca Fixa n.º 49, tendo por entidade responsável a Biblioteca Pública e Arquivo Distrital de Angra do Heroísmo. É instalada no salão que ocupa todo o primeiro andar do edifício sede da Junta de Freguesia e que, apesar de estar hoje ocupado por cerca de duas dezenas de estantes e toda a livraria que estas contêm, serve ainda para as reuniões da Assembleia de Freguesia. 

Durante algumas décadas o Serviço de Bibliotecas e Apoio à Leitura da Fundação Calouste Gulbenkian continuou a prestar assistência técnica a essas bibliotecas fixas e a assegurar o fornecimento de fundos bibliográficos, quer para repor aqueles que pelo uso/empréstimo se iam degradando ou desaparecendo, quer para atualizar e enriquecer a seu recheio com novas edições que iam sendo publicadas. Tal situação manteve-se até 19 de dezembro de 2002, altura em que, por decisão do seu conselho de administração, a Fundação Calouste Gulbenkian extinguiu o Serviço de Bibliotecas e Apoio à Leitura. Desde então, passou a caber à Junta de Freguesia a sua manutenção e gestão. A entrada de novas obras para o seu acervo tornou-se mais esporádica, beneficiando geralmente de ofertas institucionais ou de particulares. 

Se as bibliotecas desempenham um importante papel na difusão do conhecimento este é, sem dúvida, um equipamento cultural relevante que a Freguesia dos Altares tem ao dispor da população, embora a procura seja hoje muito reduzida, provavelmente em virtude dos mais novos privilegiarem as consultas na internet

Esta biblioteca contém hoje um total de cerca de 8840 volumes, ainda em fase de catalogação. O edifício da Junta de Freguesia, onde esta funciona, está situado na Rua do Patim n.º 6, mesmo ao lado da igreja paroquial dos Altares. O espaço tem o seu acesso condicionado, mas pode ser visitado no mesmo horário em que estiver a funcionar o Núcleo Museológico dos Altares, do outro lado da rua, pedindo ao funcionário que aí estiver que faculte o acesso.  
Paulo Barcelos - CMAH

2021 © Câmara Municipal de Angra do Heroísmo

Última actualização em 2022-01-13