Início Património histórico e cultural Arte Pública Intro

Monumento de Homenagem aos Antigos Combatentes Altarenses da Guerra do Ultramar

No dia 10 de abril de 2022 comemorou-se o Dia do Combatente na Freguesia dos Altares, numa cerimónia que compreendia um vasto programa. A cerimónia foi presidida pelo Brigadeiro-General João Gonçalves, comandante da Zona Aérea dos Açores, estando presente uma Guarda de Honra e representantes da Força Aérea Portuguesa e do Exército, bem como o presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, da Junta de freguesia dos Altares, outras individualidades e antigos combatentes.

Nessa mesma ocasião foi inaugurado o Monumento de Homenagem aos Antigos Combatentes Altarenses da Guerra do Ultramar, memorial erigido em homenagem a todos os militares da freguesia que estiveram em comissão de serviço nas províncias ultramarinas, inaugurado pela presidente da Junta de Freguesia dos Altares em parceria com o Núcleo da ilha Terceira da Liga dos Combatentes. Esta homenagem foi adiada por 2 anos devido à pandemia COVID19, não tendo tido muita sorte com o estado do tempo no dia da inauguração. À inauguração do monumento seguiu-se a deposição de flores.

O monumento é composto por dois semicírculos de granito polido, que juntos formam uma laje circular gravada a branco, idêntica às que formam outros memoriais erigidos por outras juntas de freguesia da ilha. Essa placa está colada a um grande pedregulho colocado no largo, junto ao Núcleo Museológico dos Altares. Tem como título: HOMENAGEM AOS / MILITARES QUE PRESTARA, SERVIÇO NO ULTRAMAR / FILHOS DESTA FREGUESIA. Gravado está também o brasão da Junta de Freguesia e distintivo da Liga dos Combatentes, assim como os nomes dos 54 militares desta freguesia que combateram, e os países em que lutaram.

Fica assim preservada a memória destes altarenses que defenderam a Pátria ao serviço das Forças Armadas, lutando na Guerra do Ultramar, numa homenagem à força e coragem destes Antigos Combatentes. Refira-se que todos os homens cujos nomes estão gravados neste memorial voltaram vivos para casa.

Paulo Barcelos – CMAH

2021 © Câmara Municipal de Angra do Heroísmo

Última actualização em 2024-08-14