Um pouco por todo o país pessoas ou instituições têm prestado honras àqueles que combateram na Guerra do Ultramar, alguns dos quais dando a vida pela pátria. Também a Junta de Freguesia de Santa Bárbara tomou idêntica iniciativa, junto com o Núcleo da Ilha Terceira da Liga dos Combatentes, erigindo este monumento, invocando a memória dos filhos da terra que tão relevantes serviços prestaram à Nação.
Inaugurado a 9 de abril de 2016 coube também à Junta de Freguesia a sua conceção. Consta de uma base composta por dois hexágonos sobrepostos, o superior de menores dimensões, ambos com uma bordadura em cimento e preenchidos internamente com calçada miúda, a mesma que forma os passeios em redor. O hexágono superior tem ao centro, ao alto, uma mó com uma ligeira inclinação para facilitar a leitura de uma placa circular, composta por duas lajes de basalto serrado, em meia-lua, que lhe está apensa. Com uma bordadura desenhada em calçada de calcário, tem ainda a confluir para o centro raios que partem dos vértices do hexágono, no mesmo tipo de pedra. As agruras do tempo têm castigado um pouco as impressões a negro e as próprias gravações em baixo-relevo na pedra, que começam a demonstrar já algum sinal de desgaste. Está localizado Às Seis (ou no Largo das Seis como alguns preferem referir), junto à estrada regional, num local de grande visibilidade e de fácil acesso e leitura.
No centro da laje estão dispostos verticalmente os dizeres: HOMENAGEM AOS / MILITARES QUE PRESTARAM SERVIÇO NO ULTRAMAR / FILHOS DESTA FREGUESIA. Segue-se o Brasão da Junta de Freguesia de Santa Bárbara e os nomes das antigas províncias ultramarinas: ANGOLA / MOÇAMBIQUE / GUINÉ / CABO VERDE / TIMOR / ÍNDIA. Termina com o símbolo da Liga dos Combatentes e a data da inauguração: 9 DE ABRIL DE 2016. Em ambos os lados estão dispostos os nomes dos 83 combatentes barbarenses.
As cerimónias iniciaram-se pelas 11h30 na Igreja Paroquial de Santa Bárbara com a chegada das entidades oficiais e missa em memória dos combatentes falecidos. A inauguração do monumento ocorreu pelas 13:00 horas, seguindo-se um almoço de confraternização no salão da Filarmónica Recreio de Santa Bárbara.
Este projeto da Junta de Freguesia de Santa Bárbara interligou-se com outro que a Junta desenvolveu, de recolher dados e fotos sobre os militares nascidos na freguesia que passaram pelo Ultramar, e que resultou numa exposição fotográfica.
Paulo Barcelos – CMAH