Início Património histórico e cultural Arte Pública Intro

Monumento aos Combatentes do Ultramar


Este memorial, inaugurado a 6 de abril de 2008 na presença do Secretário Regional dos Assuntos Sociais em representação do Governo Regional, é uma homenagem que a Junta de Freguesia e o Núcleo da Ilha Terceira da Liga dos Combatentes prestam a todos aqueles que saíram do Porto Judeu para irem combater no Ultramar, em defesa dos interesses da Pátria e dos portugueses que lá viviam. Homenageia de forma particular a memória de João Leal da Silveira que faleceu em Moçambique a 30 de setembro de 1974, já depois da assinatura dos Acordos de Lusaca a 7 de setembro de 1974 e do cessar-fogo que daí resultou.

A ideia ou conceção da obra foi de Hélder Tavares, que na freguesia tem participado em diversas atividades criativas. A descrição da obra está expressa num painel de maiores dimensões, colocado no local, com o brasão da Junta de Freguesia no cimo seguindo-se o texto descritivo, onde é referido estarem os elementos representados associados à guerra colonial. As paredes em pedra invocam as muralhas dos fortes construídos nas costas das antigas possessões portuguesas onde se combatia, simbolizando a defesa e refúgio dos nossos soldados; as partes altas e baixas significam as adversidades que os soldados tiveram de enfrentar e os sacrifícios, perigos e privações, por que tiveram de passar; o barco, um elemento que diz muito a esta freguesia muito virada para a pesca, simboliza a viagem para longe, para o desconhecido, que os militares tiveram de encetar até às distantes terras do Ultramar; as quedas de água lembram o exotismo dos países onde combateram, onde também houve momentos de maior tranquilidade e beleza; enquanto que a água, em si, representa o elemento de ligação entre os povos e continentes, o mar que nos une mas também as lágrimas derramadas por quem esperava ou por quem recebia uma amarga notícia.

Apenso ao monumento está a placa inaugurativa, em mármore, com os seguintes dizeres: “A JUNTA DE FREGUESIA / DE PORTO JUDEU / E A / LIGA DOS COMBATENTES / HOMENAGEIAM OS MILITARES DESTE FREGUESIA, / QUE PARTICIPARAM NA GUERRA DO ULTRAMAR / DE MODO MUITO ESPECIAL / AQUELE QUE NELA PERDEU A VIDA: / MOÇAMBIQUE / JOÃO LEAL DA SILVEIRA / 1º C. CAÇ. B. CAÇ. 4811 30-SET.-1974 / PORTO JUDEU, 06 DE ABRIL DE 2008.
Paulo Barcelos – CMAH

2021 © Câmara Municipal de Angra do Heroísmo

Última actualização em 2023-03-01