Início Património histórico e cultural Arte Pública Intro

Memorial à Batalha da Salga

Nas comemorações do 436º aniversário da Batalha da Salga foi inaugurado no dia 25 de julho de 2017 um memorial alusivo a este acontecimento de grande significado na história de Portugal. Foi uma iniciativa da Junta de Freguesia da Vila de São Sebastião, concretizada em parceria com o Município de Angra do Heroísmo tendo ainda recebido, aquando da inauguração, a participação do Regimento de Guarnição N.º 1 e da Comissão de Festas locais daquele ano.

O memorial é composto por duas mesas suportadas por pegões em betão, inclinadas de forma oblíqua a fim de receber dois painéis em azulejo. Um dos painéis apresenta um texto da autoria do ilustre sebastianense Dionísio Sousa, que refere esta importante batalha e engrandece a história da ilha e o papel valoroso do povo da Vila de S. Sebastião. O segundo painel é composto por uma imagem que evoca a batalha, criada com base numa compilação livre de imagens pré-existente, nomeadamente nos selos comemorativos que saíram em 1981 aquando do quarto centenário da batalha. Esta representação pictórica mostra a baía com os barcos que trouxeram o invasor castelhano, outros barcos menores usados para o desembarque e, em terra, podemos observar um combate dinâmico onde o autor fez questão de incluir os principais intervenientes, segundo reza a história. Numa representação de cores muito vivas que ajudam a realçar a dinâmica do traço, vemos os homens do povo a triunfar sobre os castelhanos, ajudados pela chegada dos toiros. Em destaque observamos a figura da suposta combatente e heroína Brianda Pereira, curiosamente armada com uma pá de cozer pão na mão, como se da padeira de Aljubarrota se tratasse, e a cavalo, comandando o povo, a figura de frei Pedro da Madre de Deus que, de cima do seu cavalo de bandeira na mão, gritava em voz alta: “Vitória, vitória, que nos dá Deus na nossa cidade de Angra e ilha Terceira de Jesus Cristo”.

Refira-se também que, numa iniciativa posterior da Junta de Freguesia, em 2022 é descerrada uma placa em acrílico, suportada por um mupi em chapa de inox, com o poema “Baía da Salga” da autoria de Dionísio Sousa.

Paulo Barcelos – CMAH

2021 © Câmara Municipal de Angra do Heroísmo

Última actualização em 2024-08-14