Início Serviços ambientes Fontes energéticas Intro

Central Geotérmica do Pico Alto

Em 22 de outubro de 2015 realizou-se a cerimónia de lançamento da primeira pedra da construção da Central Geotérmica do Pico Alto na Ilha Terceira, que no dia 10 de agosto de 2017 começava já a produzir em fase experimental, para regulação dos poços, testagem de equipamentos e capacidade produtiva. Iniciou a exploração industrial a partir de meados de setembro com uma produção constante de cerca de 4 MW. Foi oficialmente inaugurada a 20 de novembro de 2017.
O facto de a produção de energia geotérmica ser praticamente constante ao longo de todo o ano, não dependendo das condições climatéricas como a Energia Eólica, permite uma utilização preferencial deste tipo de energia pela rede.
Neste momento a central explora alguns dos poços geotérmico abertos na fase inicial deste projeto, mas, em tendo em conta o potencial do reservatório geotérmico do Pico Alto, estão previstos a abertura de 3 novos poços para reforçar a captação de fluído geotérmico. Os novos poços visam saturar a potência da central existente, garantindo a sua sustentabilidade a médio-longo prazo, para aumentar a sustentabilidade da ilha em termos de produção e consumo de energias renováveis. Caso os novos poços revelem excedente de fluido geotérmico, poderão suportar uma eventual expansão da potência desta central. Refira-se que, com a entrada da Central Geotérmica do Pico Alto na rede, houve já diversos dias em que a ilha Terceira foi abastecida maioritariamente por energia renovável.
Paulo Barcelos-CMAH

2021 © Câmara Municipal de Angra do Heroísmo

Última actualização em 2022-01-16